terça-feira, 8 de junho de 2010

Dicas de livros - Amanda

Este mês, li um livro muito interessante: A NORMALISTA, escrito por Adolfo Caminha. Leia o resumo e se gostar, vá correndo ler o livro inteiro! Ler é muito bom!

"O romance relata as muitas tristezas e poucas alegrias de uma jovem que é entregue por seu pai ao padrinho, para criá-la. Ela é uma menina normal, que estuda, que tem uma amiga confidente, um pretenso namorado de nível muito superior ao seu e, desgraçadamente, é engravidada pelo padrinho e acaba casando-se com um alferes da polícia.

O pano de fundo é uma cidade provinciana do século passado (Fortaleza), cheia de preconceitos e maledicências. A jovem Maria do Carmo, personagem principal, que dá nome ao romance, sofre as conseqüências desse meio mesquinho, que não oferece oportunidades de um crescimento interior nem
alternativas de vida.

Uma história vulgar, passada numa cidade atrasada e vivida por personagens medíocres, sem horizontes nem futuro.

Mas, graças ao talento do escritor Adolfo Caminha, acontece o milagre da criação literária: o texto se ilumina de uma aura de beleza e continua atraindo, ao longo dos anos, a atenção e o interesse de gerações e gerações de novos leitores.

Neste romance de 1893, a normalista Maria do Carmo é o pretexto para Adolfo Caminha apresentar aos leitores sua visão da Fortaleza de finzinho do século XIX.

De um lado, o povinho miúdo: o pequeno funcionário público, a mulher que vendia rendas, o barbeiro, o guarda-livros, o lenhador e o alferes. Na outra banda, o governador da província, o coronel Souza Nunes, seu filho Zuza - estudante de direito - o jornalista José Pereira, o diretor e os professores da escola normal.

A fraqueza do nexo lógico sentimental ou de qualquer natureza entre as várias peripécias da vida de Maria do Carmo sugere que Adolfo Caminha não conta simplesmente a história dela para distrair seus leitores: é a propósito da vida da normalista que ele vai delineando quadros da vida da capital cearense: uma aula na escola normal, o footing no passeio público, uma festa de casamento, um serão familiar, etc..."

Vale a pena conferir!


Amanda



Oi gente! Sou Amanda, uma das professoras de Lingua Portuguesa e Literatura do CEJA. Sempre que possível, estarei postando novidades para os interessados em nossa língua materna.
Neste momento, onde o patriotismo brota em nossas veias ( Copa do Mundo!!), todos têm orgulho das cores da nossa bandeira e do nosso país. Mas este orgulho também deve estender-se à língua que falamos, tanto na sua norma culta, quanto nos dialetos propagados de diferentes formas em todo esse Brasil. Vamos dar mais valor a nossa cultura, a nossa Língua Portuguesa, a nossa Língua BRASILEIRA!!!